• Ligue Para (43) 3423-4722 Atendimento
  • (43) 3423-4722 | (43)99974-5547
  • Horario de atendimento Horário de Atendimento
  • Segunda a Sexta-feira das 08h as 18h

BIOPSIA DE MAMA (CORE - BIOPSY)
Biopsia de Mama (Core - Biopsy)
Biopsia de Mama (Core - Biopsy)


Indicações

A Core Biopsy está indicada nos nódulos sólidos da mama como:

Nódulo sólido irregular (Birads IV e V suspeito de neoplasia), nódulo sólido regular com crescimento rápido (suspeito de tumor Phyllodes), nódulo sólido regular (suspeito de fibroadenoma - este pode também ser diagnosticado pela citologia (PAAF), cisto com área sólida, tecido sólido intra-ductal (lesão intraductal).

Em alterações como assimetria focal, somente é possível o exame de biópsia se for identificado alteração textural ou diminuição da ecogenicidade local, porque as alterações assimétricas não são identificáveis ao ultrassom, quando não existe as alterações descritas.

Nos cistos simples não está indicado a realização de Core Biopsy e sim a indicação de PAAF, pois propicia o esvaziamento do cisto com análise citológica das células da lesão.

Quando existir dúvida no diagnóstico citológico de nódulos sólidos pelo (PAAF), sugerimos solicitar CORE BIOPSY, porque nova punção com agulha fina pode não melhorar a definição do diagnóstico.

Em nódulos sugestivos de TUMOR PHYLLODES, sugerimos solicitar CORE BIOPSY como primeiro exame, por fornecer material para estudo histológico que propicia melhor definição de benignidade ou malignidade.

Não aconselhamos indicar CORE BIOPSY de lesões císticas sem área sólida, porque o tecido retirado será quase 100% parênquima mamária, que não permite o estudo histológico da cápsula do cisto neste material. Diferente se existir área sólida, quando a lesão pode ser biopsiada sem dificuldade.

Alguns exames radiológicos exigem preparo na véspera
para um resultado de excelência.

INSTITUTO DE RADIOLOGIA

MANOEL DE ABREU

Localização

Rua Ponta Grossa - 1122 Apucarana - PR - CEP: 86800-030

Localização
(43) 3423-4722
(43)99974-5547
Localização
contato@manoeldeabreu.com.br

© Instituto de Radiologia Manoel de Abreu - Diagnóstico por Imagem