• Ligue Para (43) 3423-4722 Atendimento
  • (43) 3423-4722 | (43)99974-5547
  • Horario de atendimento Horário de Atendimento
  • Segunda a Sexta-feira das 08h as 18h

RESSONANCIA MAGNETICA
Ressonancia Magnetica
Ressonancia Magnetica


 

Com o objetivo de ampliar o leque de exames diagnósticos à disposição dos pacientes, o Instituto de Radiologia Manoel de Abreu de Apucarana,  inaugura o seu serviço de Ressonância Magnética. 

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, sem uso de radiação ionizante, que permite retratar imagens dos órgãos com  alta definição. É comumente usada para diagnosticar doenças desmielinizantes, osteomusculares, e tumores em diversas partes do corpo.

A ortopedia, especialidade médica que cuida das patologias que acometem o sistema músculo esquelético, se beneficiou muito com o advento da ressonância magnética. 

Este exame, não invasivo, é capaz de reproduzir imagens bem definidas da medular óssea, tendões e ligamentos e outras estruturas profundas, que antes não eram possíveis de avaliar por outros métodos, e assim colaborou na obtenção e confirmação de diagnósticos.
Atualmente, a especialidade ortopédica, devido ao seu grande crescimento, se dividiu em inúmeras subespecialidades, como cirurgia do joelho, cirurgia da mão, cirurgia do ombro, cotovelo, cirurgia do pé e tornozelo, cirurgia do quadril e pelve, tumores ósseos, cirurgia do trauma, medicina esportiva e traumatologia esportiva, cirurgia da coluna, cirurgia infantil.

Nas articulações, conseguimos visualizar as lesões da cartilagem, meniscos e ligamentos, comuns na prática esportiva. As lesões musculares podem ser mais bem graduadas, localizadas e avaliadas, após o tratamento, verificando-se a cicatrização das mesmas. As lesões tumorais podem ser diagnosticadas precocemente, com localização e extensão mais precisas. 

As fraturas podem ser visualizadas, observando-se o desvio dos fragmentos.

 As doenças degenerativas podem ser diagnosticadas precocemente.  Vale ressaltar que, apesar da grande qualidade de imagem, a ressonância, como outros exames, é um exame complementar, que juntamente com a avaliação médica inicial e outros exames, veio contribuir para obtenção do diagnóstico e escolha do melhor tratamento.

No exame de Ressonância Magnética (RM) a imagem é obtida através da interação de ondas de rádio e campos magnéticos com os núcleos de hidrogênio. Este método oferece melhor representação dos tecidos moles nos planos anatômicos (sagital, coronal e axial), indicado para avaliação de doenças cerebrovasculares, sendo essencial no diagnóstico do Acidente Vascular Cerebral (AVC) que pode ser isquêmico ou hemorrágico. O AVC é uma doença não transmissível crônica que mais mata no Brasil e a terceira causa de óbito no mundo. Esta doença é causada pela oclusão dos vasos sanguíneos impedindo a passagem de sangue e o fornecimento de oxigênio para o cérebro, causando necrose nos tecidos cerebrais. Com este déficit de sangue, ocorre o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi). Quando é caracterizado pelo extravasamento de sangue é chamado de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCh). O exame de RM tem se mostrado a melhor opção para localização exata da lesão causada pelo AVC, por avaliar atividade funcional e alterações do cérebro.

Alguns exames radiológicos exigem preparo na véspera
para um resultado de excelência.

INSTITUTO DE RADIOLOGIA

MANOEL DE ABREU

Localização

Rua Ponta Grossa - 1122 Apucarana - PR - CEP: 86800-030

Localização
(43) 3423-4722
(43)99974-5547
Localização
contato@manoeldeabreu.com.br

© Instituto de Radiologia Manoel de Abreu - Diagnóstico por Imagem